Sismos: Eu senti

Dia 29 de Dezembro, cerca das quatro e meia da manhã, levantei-me para ir com o meu filho Luís à casa de banho. Foi então que ouvi um som que logo associei a um tremor de terra, apesar de nunca ter sentido nenhum. Desde logo fiquei com essa sensação, mas ainda tentei encontrar outras explicações para o ruído que acabara de ouvir. Tendo em conta que moro perto de uma estrada municipal e também de uma auto-estrada (A6), pensei: poderá ser o barulho de um camião. Mas não... O som demorou cerca de meia dúzia de segundos e não se propagou como o ruído da movimentação de um veículo dessa natureza. Também me passou pela cabeça que poderia ser trovoada. Pois bem, saí à rua e constatei que o céu estava limpo, pelo que isso deixou de ser hipótese. Finalmente reparei que, apesar de não haver vento, as folhas da amoreira que tenho frente à porta oscilavam como se uma ligeira brisa soprasse. A ideia de ter sido um sismo ganhou novamente forma. Voltei a deitar-me, mas em sobressalto porque não me saía da cabeça o que havia acontecido. Passados alguns minutos sosseguei e, às cinco da manhã, repetiu-se aquele som. Virei-me para o outro lado e adormeci. De manhã, a confirmação: dois sismos, a essas horas, com epicentro em Mora, haviam abalado as regiões Centro e Sul do País.
Nuno Barraco
4 Comments:
Nuno, presumo que o moral da história seja: nunca te levantes a meio da noite seja para o que for inclusivamente levar o teu filho à casa de banho !
Eu pelo menos fiquei na ignorância do sismo, não senti nada !!
Um agrande abraço a todos !
Pois é pessoal... Eu nunca tinha sentido/ouvido um sismo mas, não sei porquê, fiquei logo com a sensação que se tratava de um abalo... É algo inexplicável... E mais estranho é ir à rua depois do sucedido e verificar o silêncio que fica após o tremor de terra. Não se ouvia nada, a não ser, como referi, o barulho das folhas das árvores... No entanto, no meio de tudo isto há episódios caricatos... Sei de uma pessoa que também ouviu o barulho, mas pensava que lhe estavam a roubar a carrinha... lol... Ao verificar que não era assim, voltou a deitar-se e só no dia seguinte é que se apercebeu dos sismos. Realmente a Natureza é bela... mas também poderosa... às vezes até demais.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Eu na senti nada. Será possível?
Ainda hoje não acredito que o Nuno não me chamou para ver este fenómeno da natureza. Aliás penso que se me assaltassem a casa, enquanto estou a dormir, nem me aperceberia.
Para a próxima espero que ele me acorde, afinal estes fenómenos da natureza são espectaculares.
Jinhos Susi
Enviar um comentário
<< Home