Nº de Visitas

Car Accident
Car Accident

cusco(s) online

RSS RSS

29.12.05

Sismos: Eu senti

Dia 29 de Dezembro, cerca das quatro e meia da manhã, levantei-me para ir com o meu filho Luís à casa de banho. Foi então que ouvi um som que logo associei a um tremor de terra, apesar de nunca ter sentido nenhum. Desde logo fiquei com essa sensação, mas ainda tentei encontrar outras explicações para o ruído que acabara de ouvir. Tendo em conta que moro perto de uma estrada municipal e também de uma auto-estrada (A6), pensei: poderá ser o barulho de um camião. Mas não... O som demorou cerca de meia dúzia de segundos e não se propagou como o ruído da movimentação de um veículo dessa natureza. Também me passou pela cabeça que poderia ser trovoada. Pois bem, saí à rua e constatei que o céu estava limpo, pelo que isso deixou de ser hipótese. Finalmente reparei que, apesar de não haver vento, as folhas da amoreira que tenho frente à porta oscilavam como se uma ligeira brisa soprasse. A ideia de ter sido um sismo ganhou novamente forma. Voltei a deitar-me, mas em sobressalto porque não me saía da cabeça o que havia acontecido. Passados alguns minutos sosseguei e, às cinco da manhã, repetiu-se aquele som. Virei-me para o outro lado e adormeci. De manhã, a confirmação: dois sismos, a essas horas, com epicentro em Mora, haviam abalado as regiões Centro e Sul do País.

Nuno Barraco

4 Comments:

At 02 janeiro, 2006, Blogger Batista said...

Nuno, presumo que o moral da história seja: nunca te levantes a meio da noite seja para o que for inclusivamente levar o teu filho à casa de banho !
Eu pelo menos fiquei na ignorância do sismo, não senti nada !!

Um agrande abraço a todos !

 
At 04 janeiro, 2006, Blogger Nuno Barraco said...

Pois é pessoal... Eu nunca tinha sentido/ouvido um sismo mas, não sei porquê, fiquei logo com a sensação que se tratava de um abalo... É algo inexplicável... E mais estranho é ir à rua depois do sucedido e verificar o silêncio que fica após o tremor de terra. Não se ouvia nada, a não ser, como referi, o barulho das folhas das árvores... No entanto, no meio de tudo isto há episódios caricatos... Sei de uma pessoa que também ouviu o barulho, mas pensava que lhe estavam a roubar a carrinha... lol... Ao verificar que não era assim, voltou a deitar-se e só no dia seguinte é que se apercebeu dos sismos. Realmente a Natureza é bela... mas também poderosa... às vezes até demais.

 
At 05 janeiro, 2006, Blogger Nuno Barraco said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 05 janeiro, 2006, Blogger Nuno Barraco said...

Eu na senti nada. Será possível?
Ainda hoje não acredito que o Nuno não me chamou para ver este fenómeno da natureza. Aliás penso que se me assaltassem a casa, enquanto estou a dormir, nem me aperceberia.
Para a próxima espero que ele me acorde, afinal estes fenómenos da natureza são espectaculares.
Jinhos Susi

 

Enviar um comentário

<< Home